Reunião de Julho levanta discussões sobre turismo, estradas e CPI

Na última reunião do semestre da Câmara de vereadores de Camanducaia, realizada no dia 07 de julho de 2011, várias questões entraram em pauta.

Circuito Serras Verdes

Uma das discussões levantadas foi o cancelamento, pelo Executivo, do convênio com o Circuito Serras Verdes. Segundo os vereadores, foi realizada anteriormente, uma reunião com o Executivo, vereadores e representantes do Circuito, e nesta reunião a prefeitura se comprometeu a anular a solicitação de desligamento do Circuito, já que essa atitude seria prejudicial ao município, pois o mesmo perderia verbas destinadas ao turismo.
Depois deste comprometimento por parte do Executivo, a Câmara Municipal recebeu ofício enviado pelo mesmo, informando que não mais iria assinar tal convênio, apresentando suas justificativas.
Os vereadores não concordaram com a atitude do Executivo, pois acreditam que as razões apresentadas no ofício não são pertinentes e que o mais prejudicado seria o próprio município, além de ter demonstrando falta de consideração e respeito ao voltar atrás com um compromisso assumido diante dos vereadores, que estavam nesta reunião se empenhando e representando a população.

Transporte escolar e estradas rurais

Também nesta reunião ordinária esteve presente a Sra Maria Aparecida Cunha, residente no Bairro dos Cunhas. Foi apresentado por ela um abaixo-assinado dos moradores do referido bairro e entornos reivindicando melhorias na estrada que dá acesso ao bairro. Segundo a moradora, desde o mês de fevereiro que as crianças da região têm de andar 1,5 Km até o transporte para serem levadas para a escola, pois os transportes não conseguem chegar até o bairro em função do estado da estrada. Maria Aparecida ainda ressaltou que em dias de chuvas, muitos alunos nem vão à aula, pois fica impossível o acesso. Além disso, destacou que muitas dessas crianças são ainda pequenas, sem condições de ficarem andando sozinhas em trajetos tão longos.
Atendendo a solicitação, os vereadores encaminharam um ofício ao Executivo e ao Ministério Público para que seja tomada uma providência o mais rápido possível, pois a situação requer medidas urgentes.

Abertura de CPI

O Projeto de Resolução nº 114/2011 que cria Comissão Especial de Inquérito, também entrou em tramitação nesta reunião.
Trata-se de Resolução para a instauração de uma CPI que irá investigar o contrato celebrado entre a Prefeitura e uma empresa de publicidade em 2008. O presidente e outros vereadores constataram alguns indícios de irregularidades nesse contrato, o que foi reforçado por um relatório apresentado por uma empresa especializada em auditoria, relatório esse que foi repassado posteriormente a todos os vereadores. O pedido, assinado pelos vereadores, foi formalizado na reunião passada com o sorteio de membros para a instalação de uma Comissão, sendo composta pelos vereadores Gilmar Pereira (que será o presidente da Comissão), Cassinho (será o relator) e Izaque Alves (secretário).
O Projeto foi votado na primeira reunião de agosto e aprovado por 6 votos favoráveis e 2 contrários, sendo então instaurada a CPI para apuração e análise dos fatos, obedecendo a um prazo regimental.