MARÇO AZUL MARINHO traz como tema a atenção ao Câncer colorretal!

04/03/2024 às 11:50

Tumor maligno que se instala no intestino grosso e ou reto, o câncer colorretal já é o SEGUNDO tumor maligno MAIS FREQUENTE nas mulheres, conforme dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O câncer colorretal é considerado uma DOENÇA SILENCIOSA porque, na maioria das vezes, não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Mas alguns SINTOMAS, quando surgem, merecem atenção especial, tais como:

– Sangue nas fezes, com ou sem muco.

– Alteração do funcionamento intestinal.

– Diarréia crônica.

– Sintomas obstrutivos, sensação de esvaziamento incompleto.

– Cólicas e inchaço abdominal.

– Fadiga, perda de peso e anemia crônica.

O alto consumo de álcool e de carne vermelha além de dieta pobre em vegetais – sobretudo os ricos em fibras – são apontados por alguns estudos como fatores de risco para maior incidência da doença.

Se apresentar algum desses sintomas, procure seu médico de confiança o mais breve possível para o correto diagnóstico e tratamento.

Junte-se a nós e apoie essa causa ajudando na prevenção e conscientização.

Câmara Municipal de Camanducaia. Por você e por todos!